O que é Veganismo? | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos

O que é Veganismo?

Publicado: 25/06/2019


Vegano é uma pessoa com um estilo de vida que se abstém de qualquer produto ou serviço que envolva exploração animal.

Todas as vezes que você houve falar sobre isso é de forma superficial, a Maduu está aqui para tirar todas as suas dúvidas.

Ser vegano significa não consumir nenhum produto de origem animal. Como por exemplo, carne, leite e derivados, ovos, mel etc.

Existem várias razões para aderir ao veganismo com o objetivo de deixar de consumir produtos de animais e derivados como: ética, contribuir com o planeta, saúde, morte ou sofrimento, paladar, risco de cancro, pelos animais etc.


Diferença entre Veganismo e Vegetarianismo

Vegetarianos e Veganos são a mesma coisa? Não, embora ambos pratiquem uma alimentação ética, saudável e sustentável. O veganismo é um tipo de vegetarianismo, com diferenças importantes.

As pessoas escolhem ser vegetarianas por diversos motivos, como saúde, respeito aos animais, preservação do meio ambiente, crença religiosa ou simplesmente por gosto, assim sendo, podem adotar outras práticas e restrições.

O vegetarianismo começou a se difundir no Ocidente na primeira metade do século 20, em duas vertentes principais: a religiosa com novas religiões cristãs que pregavam a alimentação sem carne; e a da saúde, com divulgação de pesquisas e conhecimentos médicos sobre os benefícios de uma dieta balanceada.

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa IBOPE conduzida em abril de 2018. Já os veganos não praticam simplesmente uma dieta diferenciada; eles seguem uma filosofia de vida segundo a qual evitam o máximo causar qualquer tipo de sofrimento aos animais.

Assim, além de não comer carne, os veganos também excluem de sua dieta qualquer alimento derivado de animais, como laticínios (leite, queijo, iorgute) gelatina, mel entre outros. Nós da Maduu queremos saber porque você ainda não é adepta (o) do veganismo? Porque com as crescentes campanhas e panfletagens de Internet e presenciais você não quer aderir ao veganismo?

Será que no fundo você não tem um interesse latente em conhecer o veganismo e reconhecer os animais não humanos como moralmente iguais a nós, tão dignos de direitos fundamentais quanto nós humanos?

[Veganismo] e o consumo consciente de carne

É importante ressaltar que veganos são contra a exploração animal e acreditam num mundo pacífico onde todos os seres possam coabitar em harmonia.

Saiba que reduzir o consumo de carne além de lhe trazer benefícios a longo prazo, sendo saudável é um ato sustentável. Você pode e deve adquirir um consumo responsável, pois ao consumir alimentos de origem animal você está apoiando a atuação de uma indústria que gera muito custo, uso de solo e desmatamento, contaminação e saúde pública, gases de efeito estufa e extinção de espécies.

Por ano, mais de 70 bilhões de animais terrestres são abatidos, sem falar nos animais aquáticos sendo em número muito maior, caso não sejam mudados os padrões de consumo alimentar atuais, as alterações ambientais em escala global já em curso poderão realmente definir a forma como viveremos num futuro próximo.

Além de contribuir com o bem-estar do planeta, você vai ajudar os animais que costuma consumir, por exemplo: carne de gado, aves, porcos etc, são submetidos a condições de vida assustadoras.

Nas últimas décadas, as fazendas familiares deram espaço para uma indústria que se tornou verdadeiras fábricas, tratando os animais como objetos ao mesmo tempo sem nenhuma preocupação em manter uma boa qualidade de vida para eles. Se você não se importa com os animais ou o argumento de parar de comer carne não foi suficiente, seja vegano pela saúde: entre as cinco doenças que mais matam no mundo atualmente nós temos doença arterial coronariana, derrame e diabete tipo 2.

Benefícios dos nossos produtos veganos

Nossos produtos Veganos, além de propor uma nova relação ética em relação aos animais, contam com inúmeras vantagens quando comparados aos produtos convencionais.
Algumas vantagens da utilização de produtos veganos : eles reduzem o impacto ambiental, sendo o uso desses produtos um fator chave para redução de problemas ambientais como queimadas ou desmatamentos.

Você vai ter um menor risco de alergias devido ao uso de matérias primas vegetais. Maior eficiência e confiabilidade. Existe um controle e fiscalização de produtos veganos para garantir aos consumidores eficiência e transparência nos processos produtivos. Existe também inovação e busca de novos materiais.

O ser humano não é superior aos animais. Dê o primeiro passo utilizando os produtos da Maduu genuinamente veganos que não utilizam couro de animais, seda, lã, peles, penas, colas, corantes, nem trabalho escravo. Se você respeita os animais, tente repensar as suas décadas de tradição alimentar, pois as mesmas violam a sua consciência ética.


Agora que você entendeu os benefícios de ser vegano, consumir produtos veganos e com essa atitude ajudar o planeta, melhorar sua saúde. A Maduu quer te mostrar que a partir de agora  você pode contribuir com o bem- estar do planeta e diminuir a produção de couro de origem animal e o seu consumo e ao mesmo tempo ficar mais bonita.

A bolsa Clara é um modelo versátil podendo ser utilizada como bolsa, carteira ou clutch. Ela é feita de um tecido chamado suede flexível, de alta resistência, boa durabilidade, fácil de limpar e com toque aveludado disponível nas cores preta, caramelo ou cinza.

 

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades