Conheça o laminado vegetal | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos Moda sustentável - laminado vegetal - tecido ecológico - Maduu - eco friendly

Conheça o laminado vegetal

Publicado: 11/07/2019


A Maduu acredita que respeito e amor à natureza não se resumem apenas em fabricar produtos sem origem animal, mas também em buscar gerar o mínimo de impacto possível no processo de produção de cada mercadoria, por isso apostamos em materiais como o laminado vegetal e com isso apoiamos a produção nacional.

A Maduu tem orgulho de valorizar: design autoral, produção feita à mão respeitando mão de obra brasileira alinhada ao pensamento sustentável e eco friendly.

Moda sustentável

Em 2009 a ONU declarou-o como “Ano Internacional das Fibras Naturais”, tornando-se uma medida de estímulo, com o objetivo de estimular a procura por fibras naturais, a busca de matéria renovável e biodegradável.

A partir disso houve uma nova visão, por parte das pessoas e um considerável aumento no consumo das mesmas.

Entretanto, o simples fato de trocar fibras sintéticas por uma fibra de origem natural, não representa por si só que o processo seja sustentável, nem é a solução e sim a iniciativa, dado o multiuso de pesticidas nas culturas de algodão, poluentes químicos no tratamento de tecidos que contaminam 11 afluentes, emissão de CO2, acumulação de resíduos têxteis, abandonados no lixo que acabam por não ser reciclados.

A ciência tem avançado muito na pesquisa de novos materiais, métodos, equipamentos e processos menos agressivos ao ecossistema, mas a sustentabilidade ambiental no setor da moda irá depender da forma em que o designer vai continuar desenvolvendo a sua coleção.

A moda, pode ser comparada a uma faca de 2 gumes: por um lado, a efemeridade dos produtos de moda com um ciclo de vida extremamente curto, onde a tendência ao consumo estimula o consumidor a trocar as peças duas ou quatro estações por ano, o que causa grande impacto principalmente quando se fala de matéria prima não renovável, não reciclável, não biodegradável ou que se origine de mão de obra escrava.Pensando em tudo isso a Maduu foi buscar uma tecnologia que fosse atraente, bonita, durável e ao mesmo tempo ecologicamente correta, que não causasse grande impacto ao meio ambiente quando houvesse necessidade de troca de peças. Daí surgiu a ideia de utilizar o Laminado vegetal em nossos produtos.


O que é o laminado vegetal?

O laminado vegetal é um produto (podemos dizer que também é uma tecnologia) que chama a atenção do mundo, vegano, biodegradável, renovável, reciclável e feito no Brasil, composto de látex natural, um líquido de aspecto esbranquiçado extraído por meio de incisões na casca da Seringueira, árvore originária da Amazônia, sem que haja qualquer desmatamento na sua extração. Este látex é aplicado a uma base se tecido de algodão e forma uma camada que torna o produto resistente e lindo.


Esse látex natural, isento de químicos tóxicos, produzido através de matéria-prima vegetal renovável isenta de resíduos em todo o processo de produção e somado a todas essas qualidades ambientais ainda consegue criar oportunidade de trabalho e renda em reservas extrativistas muito carentes na floresta amazônica.


Esse laminado vegetal que utiliza o látex na sua produção é um produto que desperta o interesse das comunidades extrativistas da região norte do Brasil há mais de cem anos.

O processo de produção não gera resíduos. É um processo simples tem baixo consumo de energia e é um saber antigo muito utilizado pelos índios da Amazônia.

Biodegradável, ou seja, mesmo se for descartado em um lixo a céu aberto, se decompõe sem gerar resíduos de poluição.

Laminado vegetal é durável

Já passou o tempo em que a utilização de peças produzidas através do couro e pele de animais era sinônimo de status social, hoje com a evolução do pensamento crítico e a disseminação da causa animal, as pessoas associam o uso desses materiais à tortura e crueldade.

Com o surgimento da preocupação com todas as formas de vida, apareceram novas opções de tecidos considerados sustentáveis, com o propósito de criar produtos menos agressivos ao meio ambiente.

Conservação dos produtos fabricados em laminado vegetal

Procure manter os produtos fabricados com o laminado de látex natural sempre protegidos com pasta ou graxa de sapato em local seco e com temperatura amena.

Em decorrência da composição natural do látex, quando o laminado for submetido a variações climáticas e intempéries pode ocorrer migração de óxido de magnésio para a superfície do laminado, provocando a formação de manchas esbranquiçadas.

Caso isto ocorra, faça limpeza com um pano úmido com detergente neutro, espere secar e depois aplique uma pasta ou graxa de sapato incolor ou na cor do laminado, utilizando uma esponja ou pano limpo e seco.

Embalagem zero plástico

A consciência ambiental está se consolidando como propensão e está levando muitas empresas como a Maduu a pensarem com mais cuidado nas embalagens dos seus produtos.

Reduzir o lixo que produzimos é mais fácil do que parece. Todos deveriam se preocupar e pensar nisso. Cada pequeno ato é importante.

A Maduu usa uma embalagem zero plástico, troca a fita adesiva comum por uma fita de papel engomada e no interior da embalagem é inserido apenas um encarte de boas-vindas em papel.

Já que você conheceu o laminado vegetal e percebe ele como uma tecnologia de ponta usada como alternativa para substituir o couro animal e seu propósito de ser menos agressivo ao meio ambiente.

Saiba que a partir de agora esta tecnologia de ponta e sustentável está disponível para você que deseja ajudar o planeta e ainda assim ter muito estilo e andar com acessórios sofisticados.

A Maduu quer te mostrar que a partir de agora você pode contribuir com o bem-estar do planeta e diminuir a produção de couro de origem animal juntamente com seu consumo e ao mesmo tempo ficar mais bonita. Clique AQUI e confira nossa linha de produtos em laminado vegetal.


Agora que você já conhece o laminado vegetal, escolha a sua Maduu preferida: minicarteira olga preta e carteira Aba preta

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades