Selo Eureciclo: marca certificada. | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos Selo eu reciclo

Selo Eureciclo: marca certificada.

Publicado: 12/09/2019


Selo eureciclo: mais uma forma de produzir melhor!

Mais do que consumir com consciência, é preciso saber como fazer isso! Para ajudar na tarefa dos consumidores de buscarem marcas amigas do meio ambiente, o projeto do selo eureciclo foi criado pensando nisso! Graças a ele é possível rastrear as marcas que realmente trabalham de forma consciente e comprometidas em impactar o mundo positivamente!

 

O selo é também uma forma de garantir a destinação correta de uma série de resíduos que causam prejuízos à natureza. Ou seja: é uma forma de produzir e consumir melhor, exatamente o que você e o mundo precisam!

O que é o selo eureciclo?

Para você entender melhor, o selo integra um projeto da New Hope Ecotech. Essa é uma empresa especializada e líder no segmento de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil.

 

O objetivo da empresa foi desenvolver uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem. Assim, empresas que realmente estão comprometidas com esse processo de reciclagem recebem o selo e os consumidores têm conhecimento mais transparente da marca.

 

Hoje, o projeto atua também no Chile. A ideia da New Hope Ecotech, aliás, é expandir cada vez mais a atuação do projeto! A iniciativa inclusive já recebeu uma série de premiações a nível mundial, como o The Unilever Sustainable Living Young Entrepreneur, The mai Bangkok Business Challenge, The BT Award for Circular Economy Digital Disruptor, entre outros.

 

O selo é muito importante pois lembra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela determina que o Brasil diminua a massa destinada a aterros sanitários em 45% até 2031. Portanto, a cadeia de reciclagem ganha um papel de protagonista nessa história: é uma alternativa inteligente, econômica e eficaz de correr contra o tempo!

 

A missão do projeto do selo eureciclo é ainda mais ousada do que o PNRS: ultrapassar as metas de reciclagem da América Latina até 2023. Embora seja um desafio, ele não é impossível!

Como funciona o selo eureciclo?

O selo é baseado em uma troca de serviço, mas com foco na reciclagem! Ou seja, não é nada difícil de entender o seu modelo!

 

Ele funciona através da contratação de algum dos seus planos pela empresa interessada. A partir disso será escolhida uma cooperativa de reciclagem parceira que realizará o trabalho junto à empresa.

 

Além disso, periodicamente é enviado um relatório de impacto ambiental onde é possível visualizar todos os resultados gerados. Com isso, a empresa poderá exibir o seu certificado #eureciclo, comprovando que integra as ações do plano de compensação ambiental das suas atividades.

 

Quanto ao plano que a empresa escolhe ao aderir ao eureciclo, isso tem relação com o volume de resíduos estimados que ela gera. Eles podem ir de 2,3 toneladas de embalagens ao ano até 9,2.

 

O mais interessante para os consumidores é que eles podem verificar quais marcas possuem o selo. Isso está disponível no site da empresa, reunindo mais de 100 marcas dos setores de alimentos, pet, higiene, cosméticos, moda, entre outros. A boa notícia é que a mais recente marca certificada é a MADUU.

 

 Agora, além de produzir bolsas, acessórios e mochilas veganas, a marca também está comprometida com a reciclagem! Dessa forma, a empresa segue crescendo, mas aumentando também sua responsabilidade ambiental, afinal, não se trata apenas de não utilizar produtos animais, mas de cuidar da natureza como um todo.

 

Para a MADUU, o desenvolvimento deve andar aliado à sustentabilidade! Ou seja, crescer não significa ignorar o seu impacto no mundo, o que certamente não é fácil, mas é um caminho muito mais responsável. Hoje, aliás, várias marcas ao redor do mundo tentam se adequar a essa nova realidade!

Moda gera impacto negativo

Afinal, por que é tão importante o selo #eureciclo da MADUU? Isso se dá principalmente graças ao contexto do mundo da moda, que hoje é uma das indústrias mais poluentes do mundo.

 

Segundo dados recentes da ONU Meio Ambiente, a indústria da moda chega a ser mais poluente do que a de avião e trabalho marítimo unidas. Além disso, é o segundo setor que mais utiliza água para sua produção.

 

O mais assustador é que, apesar de ser avaliada em US$ 2,4 trilhões, a indústria da moda tem uma perda anual de US$ 500 bilhões devido ao descarte incorreto de roupas que não são recicladas. Para ajudar a mudar isso, a própria ONU possui uma série de projetos e esperar transformar essa realidade até 2030.

Como fazer a sua parte?

Seja na indústria da moda ou não, muitas pessoas se questionam sobre como podem ajudar a diminuir os impactos ambientais do que consomem. Sem dúvida, isso começa com o consumo responsável e a busca pelo maior número de informações possíveis sobre todo tipo de produto.

 

Nesse tema, é claro, entra a questão de consumir menos, mas também de consumir produtos de marcas comprometidas. É por isso que o selo eureciclo é tão importante, pois assegura que a marca está realmente realizando aquele trabalho, afinal, são muitas as empresas que escondem seus reais processos de produção.

 

Assim como a MADUU, outras marcas também estão cada vez mais conscientes de que é possível crescer com responsabilidade. Porém, você como consumidor deve se lembrar de optar por quem preza por esse cuidado na sua cadeia produtiva! Afinal, não adianta ficar com esse discurso apenas da boca para fora!

 

Vale lembrar também que apoiar a reciclagem é gerar empregos, acima de tudo. Portanto, estar atento a esse fator é muito importante para fomentar a cadeia da reciclagem e beneficiar toda a sociedade.

Pesquise antes de consumir!

Antes de comprar qualquer produto, não se esqueça de pesquisar bem sobre a marca, o seu histórico, as ações que realiza e, principalmente, se ela possui o selo eureciclo. Essa é uma pequena atitude que você pode fazer para apoiar um projeto inovador e também ser um consumidor mais consciente!

 

O selo é apenas mais um passo para produzir melhor, mas o retorno tem grande impacto! Por isso, quanto mais marcas estiverem associadas a ele, melhor!

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades