Empreender no Brasil: desafios e dicas | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos

Empreender no Brasil: desafios e dicas

Publicado: 22/08/2019


Sem dúvida, empreender no Brasil requer coragem, mas também disciplina e muita dedicação. Apesar de ser um caminho difícil, cada vez mais brasileiros estão em busca da própria empresa.

Porém, como vencer os desafios? Além disso, como dar os primeiros passos? Todas essas questões são as principais para quem pensa em empreender, embora nem sempre se encontre as respostas!

Hoje você conhecerá um pouco melhor sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil e dicas para dar o seu pontapé inicial!

Empreender no Brasil: qual o cenário?

Segundo uma pesquisa da One Poll, 8 em cada 10 brasileiros deseja abrir sua própria empresa. E esse dado não surpreende, afinal, a crise econômica levou muitas pessoas ao desemprego.

Apesar dessa estatística, a mesma pesquisa revelou que apenas 1 em cada 5 brasileiros está realmente tentando empreender. Com isso, a grande questão é: como dar o primeiro passo?

Definitivamente, empreender no Brasil não é para todos. Isso porque exige muitas vezes desde capacitação até investimentos iniciais. Portanto, é preciso antes de tudo saber onde realmente se deseja empreender.

Vale destacar também que a burocracia é outro obstáculo para muitos brasileiros, pois nem sempre é possível abrir uma empresa com facilidade. Embora hoje o processo esteja mais acessível e ágil, tenha consciência de que o caminho pode ser longo!

Vantagens de ser empreendedor

Ainda não sabe por que empreender? Para muitos, a vantagem é a autonomia. Para outros, porém, é trabalhar com aquilo que se ama.

Por isso, é possível listar algumas das principais vantagens de ser um empreendedor:

     Ser o seu próprio chefe;

     Ter liberdade para trabalhar conforme o seu próprio horário;

     Diversificar sua atuação;

     Recomeçar a carreira;

     Tornar-se uma referência no setor;

     Investir nas próprias ideias.

Conforme você pode perceber, cada um tem a sua motivação. É claro que para começar é preciso muita persistência, mas ter uma motivação é uma forma de persistir mais!

Dicas para empreender no Brasil

Você ainda não encontrou o seu nicho? Saiba, então, que esse é o primeiro passo para empreender! Em seguida, deve realizar uma série de pesquisas, focando no setor em que atuará, na região, consumidores, entre outros fatores.

Mas por que tudo isso? Porque você precisa estar preparado! Essa é a primeira e mais importante dica para empreender no Brasil, pois é preciso saber exatamente o contexto do seu negócio e de tudo que envolve ele.

A seguir você confere mais uma série de dicas para iniciar o seu próprio negócio!

Seja paciente!

Provavelmente o seu negócio irá demorar a apresentar lucro e pagar os custos iniciais. Porém, saiba que isso é normal entre os pequenos empreendedores! Portanto, ter paciência é fundamental na hora de se tornar um empreendedor.

Trace metas

Antes de tudo, você precisa ter metas! É elas que coordenarão todas as suas futuras ações e o ajudarão a saber se está no caminho certo. Por isso, tenha suas metas bem claras e foque nelas sempre que encontrar dificuldade!

Seja criativo

Criatividade talvez seja a palavra de ordem para os empreendedores! À medida em que você cria ideias, produtos e campanhas inovadoras com novidades, mais crescerá!

Ainda que você não esteja criando nada de novo, procure mostrar aquilo que faz de forma criativa. Investir sempre nas tendências que possam ser duradouras para o seu negócio também é uma forma de ser criativo!

Invista em capacitação

Se você tem dúvidas ou não se sente preparado para algo no seu negócio, invista em capacitação! Atualmente há uma série de cursos até mesmo gratuitos e online para ajudar empreendedores de todo tipo. Além disso, você nunca perde por aprender um pouco mais!

Apoie pequenos empreendedores

Assim como você, outras pessoas estão iniciando os seus negócios. Portanto, procure pequenas empresas para atuarem como parceiras, fornecedoras ou clientes. Dessa forma você fortalece ainda mais o seu próprio negócio!

Faça pesquisas de mercado

Se você não conhece o mercado em que atua, como espera ter sucesso nele? De certa forma, essa é uma premissa praticamente básica para empreendedores. Caso não possa investir em grandes pesquisas, faça isso por você mesmo, mas não deixe de fazer!

Defina o seu público-alvo

Infelizmente, muitos empreendedores vão à falência por falta de foco no seu público-alvo. Se você não sabe para quem deseja vender, estará deixando de otimizar o seu produto/serviço! Então, a dica é definir e conhecer o seu público-alvo, oferecendo aquilo que precisa cada vez mais.

Pesquise por tendências

A moda vegana é uma tendência em alta, assim como todo setor de produtos para veganos. Se você procura algo novo para investir, esteja atento às tendências e consulte especialistas. Assim, poderá investir com mais clareza no setor!

Moda vegana: exemplo de empreendedorismo

Mais do que falar sobre as condições de empreender no Brasil, é importante falar sobre os exemplos positivos! Natália Pires, a responsável pela ideia e criação por trás da marca MADUU, é um desses exemplos!


Recentemente ela participou de uma matéria sobre empreendedorismo no Brasil no Jornal Cultura e compartilhou um pouco da sua experiência. Formada em moda, ela tem as dicas na ponta da língua: “seja paciente e tenha suas metas”.

Com uma loja física e virtual, como contou ao Jornal Cultura, Natália investiu no nicho da moda vegana. Portanto, o seu público-alvo é bem definido e ela está em um setor que cresce cada vez mais no país.

Mesmo ciente das dificuldades de empreender no Brasil, Natália sabe de sua responsabilidade. Hoje, por exemplo, ajuda a criar 18 vagas de empregos diretos na Zona Leste de São Paulo.

Invista na sua ideia!

Para empreender é preciso ter uma ideia. Contudo, também é preciso acreditar nela! Por isso, investir na sua ideia pode ser uma forma de recomeçar a sua carreira.

Assim como Natália, muitos outros empreendedores podem partir do zero e iniciar o seu negócio. Você quer saber mais sobre o relato de Natália e o cenário do empreendedorismo no Brasil? Assista o vídeo abaixo e se inspire a investir também!



Voltar

Receba nossas ofertas e novidades