ecobag | Fuja das sacolas plásticas | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos

ecobag | Fuja das sacolas plásticas

Publicado: 15/08/2019


Porque não usar sacolas plásticas?


Você usa na sua casa muitas sacolas plásticas, provavelmente você adquire elas muitas das vezes daquelas compras que você faz no supermercado, todo fim de semana, fora os outros meios frequentes de aquisição.

Sabe qual é o problema? É que elas são feitas de petróleo, que não é renovável e cuja exploração e refino trazem danos ao meio ambiente, destroem os animais as plantas, entopem igarapés, entopem passagens de água nos bueiros, córregos, contribuem para permanência do lixo e para inundações em períodos chuvosos.

Jogadas em um canto qualquer da cidade, as sacolas plásticas podem acumular água parada e permitir a proliferação do mosquito da dengue.

As sacolas plásticas também contribuem para que exista poluição nos mares e rios, tornando-se prejudicial à vida daqueles animais que vivem lá. Mais de 100 mil pássaros e mamíferos morrem, por ano, devido a ingestão de sacolas plásticas.

A sopa de lixo que flutua pelo oceano pacífico contém mais de 100 milhões de toneladas, sendo 90% são constituídos de detritos de plástico. Desse total 80% vem do continente.

 

Todo processo de transformação natural pelo qual vegetais e animais passam depois de morrer é realizado com ajuda de fungos e bactérias. Isso é extremamente importante para a natureza e preservação do equilíbrio ecológico.

Sabe porque as sacolas plásticas não se desintegram rapidamente? Além da dissolução ser muito complexa e depender de inúmeros fatores ambientais, tais como: quantidade de vapor de água na atmosfera, grau de calor do ambiente, disponibilidade de oxigênio e luminosidade. As sacolas plásticas levam de 100 a 400 anos para se desintegrar.

Considerado o segundo material mais comum encontrado em muitas lixeiras municipais. Quando os aterros chegam ao seu limite é preciso abrir outras áreas, que poderiam ser usadas para plantio e ao invés disso são empregadas para depósitos de resíduos.

As sacolas descartadas fazem uma decomposição lenta de todos os resíduos que estão aprisionados nelas e como consequência produz mais metano e CO2 que ao serem liberados quando a sacola é rasgada contribuem para aceleração do aquecimento global.



A importância do uso das sacolas ecológicas

Diminua o consumo de sacolas em excesso. E o seu primeiro passo é recusar sacolas desnecessárias. Sabe aquelas duas sacolas que você leva apenas para trazer uma garrafa de suco? Traga somente uma, todas sacolas estão dentro de especificações técnicas, mostram o peso que suportam para que seja utilizada toda sua capacidade.

Fuja dos problemas com sacolas plásticas, utilize as ecobags que geralmente são feitas de algodão ou qualquer outro material considerado sustentável.

Ecobag ou Eco bag é um termo em inglês que significa “Sacola ecológica”, também conhecida popularmente como “Sacola de Pano”, “Sacola de Tecido” ou “Sacola de Tela”.

As sacolas ecobag suportam muito mais peso que um saco plástico e a utilização de uma única sacola ecológica substitui aproximadamente oito sacolas comuns.

A durabilidade de uma ecobag é de 5 anos, aproximadamente o tempo que uma pessoa manusearia cerca de 1000 sacolas plásticas.

Adotar as sacolas ecobags significa a redução da aquisição de inúmeras sacolas que são utilizadas para transportar suas compras e, consequentemente, a quantidade de resíduos de plásticos que poderiam ser produzidos com esse hábito.

 

Ecobags com estilo

A confecção das ecobags é feita como todos os produtos da Maduu, no Brasil localizada no estado de São Paulo, com mão de obra correta, utilizando algodão cru nacional e tinta à base d´agua.

As sacolas Ecobags da Maduu são mais do que sacolas de pano, elas defendem uma causa, um movimento social em favor do planeta, tratar o meio ambiente de forma respeitosa e buscar novas formas que propiciem o crescimento econômico sem agredi-lo.

Pensando nisso, em tudo o que veganismo representa a Maduu chamou uma artista que pudesse abraçar essa causa, ela não é vegana, mas simpatiza muito pelo movimento, pela proteção, pelo planeta terra e pelos animais.

O nome dela é Marcela Pires (@marte.art) e sua especialidade são artes autorais estilizadas. Arquiteta por formação e artista de alma ela faz tatuagem, paredes e quadros. Segundo Marcela sua arte tem muita influência de artistas de rua, além do seu gosto pelo graffiti e pinturas em tela.

Antes de fazer a arte Marcela sentou com Natália, dona da Maduu, e houve muita conversa sobre o que as ecobags poderiam transmitir, qual mensagem etc. O objetivo principal era conscientizar as pessoas, acreditamos que pequenas atitudes como trocar o saco plástico por uma sacola de pano da Maduu reutilizável podem criar um mundo melhor, reduzindo o lixo no planeta.

As estampas são lindas, representam desenhos simples com linhas orgânicas e sem correções, são como um manifesto que passa mensagens conscientizam quem usa e quem vê usando com as frases.

A linha de ecobags é composta por quatro estampas: “Seja a mudança que você quer ver”; “Vegan por amor”; “Natureza cura” ; “Você é luz”. As peças são limitadas e exclusivas Maduu.

Moda é expressão de quem você é e o que acredita.

#vivamaduu

CLIQUE AQUI PARA MAIS MODELOS VEGANOS

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades