Conheça o conceito de consumo consciente | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos Consumo consciente, faça parte!

Conheça o conceito de consumo consciente

Publicado: 05/09/2019

Consumo consciente: como você pode fazer parte desse movimento?

 

Muitas pessoas acreditam que é necessário mover montanhas para mudar o mundo, mas a diferença está nos pequenos atos! Consumir de forma consciente, aliás, é um desses atos que podem fazer parte do seu dia a dia.

 

Mas, afinal, do que se trata o consumo consciente? É preciso entender que não é apenas consumir menos, mas também consumir melhor! Nisso, entram muitas questões que podem fazer a diferença para a natureza e também a vida de quem produz com responsabilidade!

Como praticar o consumo consciente?


Em meio ao consumismo inconsequente da sociedade moderna, consumir de forma consciente pode parecer uma tarefa difícil. Contudo, essa tarefa é mais simples do que muitas pessoas imaginam.

 

O primeiro passo do processo está na aprendizagem. Ou seja, é importante ter consciência sobre os danos causados pelo consumo inconsciente! Com isso, você se torna mais capaz de compreender as principais práticas que podem combater essa situação.

 

Porém, por questões diversas, nem todas as pessoas têm a possibilidade de priorizar o consumo sustentável em todos os aspectos da vida. Por isso, após essa conscientização, é possível adaptar essas práticas para a realidade de cada um.

 

Em situações que muitas vezes passam despercebidas durante a rotina, pequenos atos de sustentabilidade podem fazer uma grande diferença. Ao invés de utilizar sacolas plásticas, por exemplo, que tal comprar uma sacola de pano reutilizável para ir ao mercado?

 

Já na hora de adquirir uma peça de roupa, é possível encontrar um item completamente único em um brechó. Isso evita investir nas roupas repetidas de uma loja de departamentos que polui o meio ambiente!

 

Indo além, repense o que você já tem antes de comprar algo novo! Uma boa estratégia é fazer uma limpa no seu armário e realizar uma doação para quem precisa. Além de ajudar o planeta consumindo menos, você ajuda quem vive com muito pouco!

Dicas sobre o consumo consciente:

À primeira vista, esse tipo de mudança pode parecer insignificante, mas a mudança de hábitos de cada indivíduo é essencial para ajudar o futuro do planeta! Afinal, a transformação de toda a sociedade começa por cada um de nós!

 

Por isso, separamos mais algumas dicas para você aderir ao consumo consciente no seu dia a dia:

 

     Busque conhecer a realidade do modo de produção atual, a educação sobre esse assunto é o princípio básico para o início da mudança.

     Conheça a origem dos produtos que consome, especialmente em relação às suas matérias-primas e os métodos de produção;

     Separe o lixo de forma consciente: reduzir, reciclar e reutilizar são palavras-chave para mudar o mundo;

     Sempre planeje antes de comprar, isso evita impulsos e aquisições desnecessárias;

     Se gostou de um produto, pense por 24h se realmente deseja comprá-lo;

     Procure sempre eliminar uma peça do guarda-roupa após comprar uma nova;

     Aposte em pequenos e médios empreendedores;

     Opte por marcas que não utilizam exploração animal ou de trabalho escravo.

Moda consciente

A moda é um dos principais mercados que movem a economia da sociedade. Com um ciclo interminável de tendências, lançamentos e novidades, essa indústria movimenta bilhões de reais anualmente.

 

Por isso, não é surpreendente que a indústria da moda seja também uma das mais poluentes do planeta. Uma grande porcentagem das roupas adquiridas todos os dias acabam o ano em aterros sanitários ou no fundo de guarda-roupas ao redor de todo o mundo.

 

Com esse contexto, ao falar de consumo consciente é impossível não incluir a moda no tema! Principalmente após a disseminação do fast fashion e das grandes lojas de departamento, os movimentos a favor de uma moda mais consciente ganharam força.

 

Para isso, milhões de pessoas buscam alternativas para consumir moda de uma forma mais sustentável! Mas como fazer isso? Comprando roupas de segunda mão, estimulando o uso de tecidos menos nocivos para o meio ambiente e buscando uma diminuição do consumo.

 

Nesse movimento, a ideia fundamental é consumir maior qualidade e menor quantidade, conforme dito acima. Além disso, quanto melhor você souber como sua roupa/acessório foi produzido, melhor! Assim, além de consumir melhor, você será mais consciente sobre muitos outros temas!

Veganismo x Moda

Dentro de todo esse cenário, o estilo de vida vegano é um dos principais movimentos na promoção do consumo sustentável como um agente transformador à nível mundial. Muitas pessoas conhecem apenas o aspecto alimentar desse movimento, mas a luta é ainda maior.

Ao abolir o uso de todos os tipos de produtos de origem animal, o veganismo busca apresentar alternativas menos nocivas do que aquelas que cercam o modo de produção tradicional.

 

Na moda, além de evitar a exploração humana e animal, o movimento preza pelo uso de materiais sintéticos, a diminuição do consumo excessivo e o reuso. No veganismo, o objetivo é estar ciente sobre a procedência do produto e todos os aspectos éticos que envolvem a sua produção.

 

Para isso, os veganos também priorizam a produção artesanal, valorizando o trabalho realizado por marcas menores e profissionais autônomos. Entre os principais materiais utilizados na produção de roupas, sapatos e acessórios veganos, estão:

 

     Tecidos naturais, como algodão e rayon;

     Fibras sintéticas como poliéster, nylon e lycra;

     Tecidos híbridos, como veludo e cetim.

 

Ainda, uma opção que está se tornando muito popular é o laminado vegetal, um tecido biodegradável, composto de látex natural e produzido no Brasil. (VEJA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE ELE) Como pode ver, há todo tipo de alternativa, basta se adequar ao que cabe na sua realidade para mudar o planeta aos poucos!

Espalhe essa mensagem!

Devido à falta de informação e educação sobre o assunto, nem todos compreendem a gravidade dos efeitos do consumo inconsciente para o planeta. Por isso, além de buscar um consumo mais consciente na sua rotina, espalhe a importância dessa mudança de hábitos para todos ao seu redor.

 

No cenário atual, a educação para o consumo consciente é a maior ferramenta para garantir um futuro melhor para o planeta! Para ajudar esse movimento você pode aproveitar e compartilhar o artigo com os seus amigos e contar como também ajuda a praticar o consumo consciente!

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades