Compostagem: como fazer em casa | Maduu Bolsas e Acessórios Veganos compostagem - composteira - composteira doméstica - compostagem macrobiana, compostagem vegana, compostagem orgânica, como fazer compostagem, composteira, adubo orgânico,

Compostagem: como fazer em casa

Publicado: 15/07/2019

Compostagem: como fazer em casa

Aproveite as sobras de alimentos, diminuindo a quantidade de lixo nos aterros sanitários, transformando em adubo orgânico.

Retorne à terra o que é da terra.

Ao fazer suas refeições as sobras dos alimentos que foram consumidos ou o utilizados para preparar a comida são descartados e vão para lixões e aterros sanitários. Tudo isso ao entrar em decomposição, produz chorume e o perigoso gás metano um dos causadores do efeito estufa.

Para que você entenda melhor aqui vai a definição: resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Podem ter diversas origens, como doméstica ou urbana.

Segundo a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil. Os dados do Plano Nacional de Resíduos sólidos indicam que há uma geração anual de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos.

Produzir uma composteira doméstica vegana pode ser uma ótima opção para quem quer dar um melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente.

Como fazer uma compostagem sem minhoca (microbiana) e vegana

"Transcrição do vídeo 'Faça compostagem Doméstica CORRETAMENTE | Passo a passo completo e como usar o ADUBO LÍQUIDO' do canal do Youtube Pensando ao contrário, criado pela bióloga Camila Victorino. Siga o Pensando ao contrário nas redes sociais: Instagram pensando ao contrário e Youtube Pensando ao Contrário

O resíduo orgânico pode ser transformado em adubo. É muito simples de fazer. E você ainda pode pegar esse adubo e colocar na sua horta caseira, para suas plantinhas, você pode doar e até vender, ganhando dinheiro com lixo.

existem composteitas de diversos tamanhos

Não se preocupe com o espaço, hoje em dia já existem composteiras de diversos tamanhos para vários tipos de espaços.

Anatomia de uma composteira doméstica

Geralmente a composteira doméstica vai ter 3 caixas: a caixa térrea, caixa do meio e a caixa superior (veja a figura). Na caixa superior da composteira doméstica é onde você vai colocar seus resíduos orgânicos. Coloque um balde em cima da pia com tampa e encha o balde, quando ele estiver cheio, despeje toda matéria orgânica nessa caixa superior.

 

imagem de uma composteira

 

A caixa superior vai encher e quando isso acontecer está na hora de você trocar a caixa superior com a caixa do meio que se encontra vazia (observe a imagem abaixo). A caixa superior vai ficar no meio. E a caixa que antes era do meio você coloca na parte superior (fica como na imagem acima de novo, retorna o que era). Nunca esqueça de tampar porque senão atrai inseto. Você vai conseguir nessas duas caixas colocar toda sua matéria orgânica.

a composteira é formada por três caixas

 

Existe a caixa térrea que é a caixa inferior e tem uma função muito importante. Ela vai recolher o líquido que vai sair da sua matéria orgânica enquanto ela está se decompondo, é uma caixa importante que tem uma torneira (conforme a imagem abaixo na cor branca), para que você abra a torneira e recolha esse líquido, que é um fertilizante natural.

caixa térrea da composteira

Vamos fazer agora a nossa compostagem microbiana

Em primeiro lugar você vai precisar usar matéria seca (serragem ou folhas secas), você também necessita de uma pá de jardim para poder revirar a sua matéria orgânica (substitui a minhoca que revira e oxigena a matéria orgânica).

Uma vez por semana revire o seu composto com a pá. Você também vai precisar da sua matéria orgânica (cascas, sementes e folhas picadas). Não coloque comida cozida, alho e cebola para não ficar um cheiro desagradável na sua composteira.

 


 

Abra a caixa superior da composteira e verifique que ela tem vários furos no fundo. Os furos servem para que o líquido da matéria orgânica possa pingar e cair na caixa térrea. Também serve para oxigenar a caixa do meio, no caso dela ter bastante matéria orgânica, oxigenar é preciso.

 



Coloque primeiro a sua matéria orgânica, você pode ver que já tem um pouco de líquido nela.

modo de fazer compostagem em casa

Depois em seguida coloque a matéria seca na composteira. A matéria seca ajuda a eliminar odores.

a matéria seca é misturada com a matéria orgânica na composteira

Misture a matéria seca com a matéria orgânica. Isso porque estamos fazendo a compostagem macrobiana, se você estivesse fazendo com minhocas, elas que seriam responsáveis por revirar a matéria orgânica para você. Lembre-se de misturar bem os dois materiais e depois que você fez isso, simplesmente feche sua composteira.

como fazer compostagem microbiana

 

A imagem na figura mostra um balde de material orgânico que ficou guardado por 1 semana. A matéria orgânica desse balde ficou toda mofada. Porque mostramos essa matéria orgânica mofada? As pessoas acham que precisam de minhoca para fazer compostagem, pensando que ela faria a decomposição da matéria orgânica e isso não é verdade.

Decomposição da matéria orgânica

 

O que faz a decomposição da matéria orgânica são os fungos e as bactérias presentes no ar, nas cascas das frutas e estão presentes naturalmente no nosso ambiente, são esses seres vivos que vão fazer a decomposição.

 

Você não precisa de minhoca, ela apenas acelera o processo de compostagem, pois ela revira o material ela come o material, a compostagem se dá em menos tempo. Se você não tem minhoca, você precisa revirar sempre e quem faz o trabalho é a bactéria ou fungo.

 

Agora você vai jogar toda a matéria orgânica do balde e você percebe que a matéria orgânica já está em processo de decomposição, claro que ainda não é um adubo, pois ele pareceria com terra, totalmente sem odor. Então novamente adicione a matéria seca e revire com a pá. Você vai precisar fazer isso mais de uma vez por semana.

você vai precisar de uma pá para revirar o conteúdo da sua composteira microbiana

 

Aqui eu fechei a minha caixa, digamos que ela já tenha sido completada. Você não vai completar até a boca, apenas ¾ da caixa e então você vai trocar com a caixa de baixo. A caixa do meio, agora cheia vai aguardar de 2 a 3 meses e isso vai depender da região, da temperatura ambiente, caso você more em um lugar mais quente possivelmente vai decompor em menos tempo. Enquanto isso olhe e não esqueça de mexer com sua pazinha uma vez por semana.

 

imagem da composteira microbiana fechada

 

Agora você verá o melhor fertilizante que você já viu o famoso chorume, chamado de biofertilizante, sendo um líquido que desceu da matéria orgânica que estava em decomposição e caiu na caixa térrea.

Só que você não pode colocar assim do jeito que sai da torneira da caixa térrea, dilua em água uma parte do biofertilizante para 10 partes em água, se você não diluir a planta vai morrer.

Lembre-se que agora vai ter também adubo e não vai sobrecarregar os lixões. Não esqueça que você deve guardar o biofertilizante em garrafa de vidro. Nunca use plástico. A figura é apenas demonstrativa.

imagem do biofertilizante produzido na composteira doméstica

 

Extraido do vídeo do youtube - criado pela bióloga Camila Victorino.

Fontes do artigo :encurtador.com.br/nqOV7 

Voltar

Receba nossas ofertas e novidades